Durante o mês do Setembro Amarelo, o Projeto de Desenvolvimento Cultural Arte e Cor realizou uma série de atividades voltadas para a conscientização sobre a prevenção do suicídio, com ênfase na importância da saúde mental da comunidade com palestras encontros e atividades nos projetos Ritmos e Vivência da Melhor Idade. A campanha, que ocorre anualmente, tem o objetivo de sensibilizar as comunidades sobre a importância de cuidar da saúde emocional e identificar sinais de alerta para ajudar quem está passando por momentos difíceis. Com base nesse propósito, o Projeto Arte e Cor desempenhou um papel fundamental ao levar a temática da campanha Setembro Amarelo ao público que beneficia com suas ações transformadoras.
A participação ativa de organizações não governamentais, como a Arte e Cor, é vital para a disseminação das mensagens de conscientização do Setembro Amarelo, especialmente em áreas de alta vulnerabilidade social. Essas regiões muitas vezes carecem de acesso a recursos de saúde mental, e a presença de uma ONG como a Arte e Cor oferece suporte emocional e social às pessoas que mais precisam. Durante este mês, a organização se dedicou a promover diálogos abertos e rodas de conversas sobre saúde mental, além de oferecer atividades práticas, aulas de dança ( zumba) que contribuem para a redução do estresse e o aumento do bem-estar entre os idosos atendidos.
O Projeto Vivência da Melhor Idade é uma das iniciativas mais impactantes da Arte e Cor. Através dele, a organização tem transformado a vida de centenas de idosos, proporcionando um espaço onde podem compartilhar suas histórias, participar de atividades físicas e culturais e fortalecer suas habilidades sociais. Para muitos, o projeto representa uma chance de resgatar a autoestima, reduzir o isolamento e construir novos laços de amizade. O Projeto Ritmos Arte e Cor, por sua vez, oferece aulas de dança para jovens, adultos e idosos, promovendo benefícios físicos e psicológicos, como fortalecimento muscular, coordenação motora e socialização. O projeto visa melhorar a saúde, autoestima e bem-estar dos participantes, fomentando o convívio intergeracional e o respeito à diversidade. As aulas são mantidas pela instituição com recursos próprios, garantindo profissionais qualificados e acessórios necessários.
“Há muitas pessoas em nossa volta precisando de ajuda, de uma palavra amiga, pesando em desistir. E, às vezes, uma pequena ação pode mudar tudo. Doe seu tempo, mande uma mensagem, custa tão pouco e vale tudo para alguém”, afirma Carlos Benvindo, coordenador do projeto, ao reforçar a importância da solidariedade em tempos difíceis. As ações realizadas durante o Setembro Amarelo foram pensadas com o intuito de promover o bem-estar dos participantes e, ao mesmo tempo, incentivar a comunidade a cuidar uns dos outros.
O impacto positivo dessas ações não se limita apenas ao público atendido diretamente. Através de campanhas de conscientização, que incluíram palestras e eventos abertos à comunidade, o Projeto Arte e Cor conseguiu ampliar o alcance de sua mensagem e incentivar a participação de voluntários. Muitas das atividades foram realizadas em parceria com profissionais de saúde, psicólogos e assistentes sociais, que ofereceram suporte especializado durante os encontros.
O Setembro Amarelo no Projeto Arte e Cor reforça a importância da união entre organizações não governamentais e a sociedade para enfrentar questões complexas como a saúde mental e o suicídio.
Se você quer acompanhar as ações transformadoras do Projeto Arte e Cor siga nosso instagram @artecor980