O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente no 1º de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de envolver a sociedade na temática do envelhecimento e lembrar da importância de garantir os direitos e cuidados dos idosos.
Nesse ano 2023, o mês do Idoso (outubro) traz o slogan “Envelhecer é inevitável, ficar velho é opcional” que quer dizer exatamente que não podemos impedir que o tempo passe, mas é possível escolher uma forma positiva de envelhecer. O envelhecimento não é o vilão, principalmente se se mantém o corpo e a mente em atividade como os idosos beneficiados pelo Projeto Arte e Cor.
“Há sete meses faço parte desse projeto e eu sou muito feliz quando eu acordo e venho pra cá, o dia fica melhor pra mim. Venho às segundas e quartas. Não falto. Já chego cedinho. E sinto-me mais disposta. Tenho mais coragem pra fazer as coisas. Sou mais feliz. Minha família tem gostado também que eu venha: minha irmã, meu filho. Não falto nem um dia. É muito bom pra gente, pra saúde. Eu tinha muitas dores e não conseguia me abaixar. Eu sentia mal-estar, eu não tinha vontade de fazer nada. Agora eu me abaixo, subo escadas. Só com sete meses já tive mudança radical. É Maravilhoso, comemora Irismar Barbosa, (Morena), 60 anos.
“Já faz muitos anos, comecei desde o início. Eu comecei lá na creche. Pra mim foi muito bom, eu era muito gorda, eu emagreci. E eu já ando, eu sentia muita dor no joelho que eu nem andava. Eu não sinto mais dor no joelho, porque eu faço quatro dias aqui: às segundas, terças, quartas e quintas. A minha mãe vem dois dias, e ela tem 80 anos. E aí essa atividade melhorou a vida dela também. Ela anda pra todo canto, sozinha e Deus. Pega ônibus. Foi muito bom pra ela e pra mim”. declara Maria Helena da Costa, 59 anos.
“Eu tenho 67 anos. Eu aconselho a pessoa idosa participar desse projeto, que é muito bom. Eu tenho uns problemas de saúde. Estava quase com a diabetes, mas eu já estou saindo fora. Cheguei aos 120 quilos tinha refluxo. Já tirei algumas coisas da alimentação e estou bem melhor. Aí eu só estou acompanhado no Hospital devido a pressão alta, essas coisas, né? Graças a Deus estou melhor. E é isso. O melhor que o projeto vem para dentro da minha casa, porque eu sou proprietário desse prédio e eu moro em cima. Então não tenho desculpa para faltar”, disse João Rodrigues, 67 anos.
Ciente dos impactos benéficos que a socialização e a atividade física traz para as pessoas idosas, o Projeto Arte e Cor promove as seguintes ações transformadoras:
A prática de atividades físicas e a integração social valoriza e estimula a terceira idade e evitam uma série de problemas de saúde física e mental como hipertensão, diabetes, depressão e ansiedade. Foi pensando em proteger a comunidade de pessoas idosas, no bairro Autran Nunes e adjacências, de todas essas enfermidades, que a Arte e Cor criou o Projeto Vivência da Melhor Idade, mantido com recursos próprios.
A participação é gratuita e a ação é direcionada ao público acima 60 anos. A prática de exercícios físicos de baixo impacto conta com o acompanhamento de um profissional de Educação Física.
Projeto Vivência da Melhor Idade acontece há 10 anos e é mais uma ação transformadora da Arte e Cor que vem impactando positivamente na vida dos beneficiários com a redução do estresse; estímulo às habilidades sociais; promoção da atividade física e a conquista do bem estar e da qualidade de vida.
A uniformização dos participantes é por conta própria e devem ser leves e confortáveis. A manutenção dos acessórios das práticas e a disponibilização de profissionais são assegurados pelo Projeto de Desenvolvimento Cultural Arte e Cor.
O Projeto 60+, em parceria com o Instituto Ser Amado, tem como objetivo geral melhorar a qualidade de vida do público beneficiado a partir da oferta de assessoria especializada em caminhada, corrida e exercício físicos, de forma gratuita. De acordo com, Instituto Ser Amado, idealizador do projeto, a proposta baseia-se no consenso acadêmico de que a vida ativa é o caminho mais adequado para desenvolver um estado satisfatório de saúde, trazendo inúmeros benefícios, principalmente para a população acima dos 60 anos.
Essa parceria Arte e Cor + Instituto Ser Amado traz uma série de benefícios à população 60 + do bairro Autran Nunes e seu entorno. Todos idosos e idosas que participam das atividades são avaliados por uma equipe composta por nutricionista, fisioterapeuta e médico especializado para garantir um acompanhamento da melhoria na saúde e bem estar proporcionado pela atividade física. Além disso, esse atendimento a cada beneficiário, resulta que a pessoa idosa receba orientações sobre sua saúde de forma rápida.
A uniformização dos participantes do Projeto 60+, manutenção dos acessórios das práticas e a disponibilização de profissionais são assegurados pelo parceiro Instituto Ser Amado.
Se você quer acompanhar as ações transformadoras do Projeto Arte e Cor siga nosso instagram @artecor980