Desde outubro passado o Projeto Arte e Cor distribui, diariamente, 100 quentinhas a famílias, no Autran Nunes, executando o programa “Ceará sem fome” em parceria com o Instituto Maria da Hora. A cozinha do Arte e Cor funciona na rua professor Virgílio de morais 500 A e tem à frente dona Irismar de Lima Barbosa, cozinheira e responsável pelo preparo dos cardápio com o auxílio de Maria Célia Rocha.
Segundo Paola Wilkins, assistente social do Projeto arte e Cor, essa ação transformadora assiste em torno de 80 famílias, benefício que garante o almoço de famílias inteiras, muitas delas com várias crianças e idosos residentes no bairro Autran Nunes que está em 108o posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos bairros de Fortaleza.
Nessa semana fomos acompanhar um dia de entrega dessas quentinhas a famílias do bairro e ouvimos alguns depoimentos emocionantes de mães que ganham não somente a refeição, mas também a tranquilidade de ter o almoço garantido de segunda à sexta-feira.
Maria Adivane da Silva Barbosa leva três quentinhas pra casa. “Essas quentinhas alimentam minha família. Somos três, lá em casa, uma pra cada um. Com esse projeto nosso almoço está garantido, ai corro atrás da janta, mas é uma preocupação a menos, né? As crianças gostam muito, às vezes não comem as verduras, mas o resto comem tudo.” Dona Regina Lúcia tem quatro filhos, todos pequeno e diz: “Eu acho bom esse programa porque eu estou desempregada. E aí já ficamos com o almoço. Praticamente sou mãe sozinha, pois quem trabalha lá em casa sou só eu. E com esse projeto, tenho que me preocupar só com a janta.” Já Maria de Lourdes agradece: “No meu cadastro somos duas pessoas, eu e o meu filho. Ótimo, muito bom esse programa, pois nossa refeição principal fica garantida. Melhorou tudo. Só tenho a agradecer”. Dona Maria Aurelisa Gomes Dias destaca: “Esse projeto garante o meu almoço e o da minha filha. Ah, foi de bom tamanho, porque só somos eu e ela. Aí invés de me preocupar com quatro, me preocupo agora só com duas refeições, né? Como faço faxina eu fico esperando trabalho aparecer, nem sempre aparece.”
O Ceará Sem Fome é um programa do Governo do Ceará para levar comida saudável à mesa de cearenses em situação de extrema pobreza. O objetivo é combater a fome através de diversas instituições (públicas e privadas) e do engajamento da sociedade civil, por meio de ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais carente do estado.
Se você quer acompanhar as ações transformadoras do Projeto Arte e Cor siga nosso instagram: @artecor980