Em 19 de setembro comemorou-se o Dia do Educador Social e o Projeto Arte e Cor conta com a participação, em suas ações transformadoras, de três educadores sociais que são de extrema importância para os trabalhos realizados com acolhidos e atendidos pelo projeto. São profissionais fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar das crianças e adolescentes beneficiados, principais públicos que contam com o profissionalismos e dedicação desses educadores.
Nossos educadores sociais desempenham um papel de suporte emocional e educacional, criando um ambiente acolhedor e seguro, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas, e auxiliando na inclusão e integração dos indivíduos na sociedade. Além disso, estabelecem vínculos afetivos e de confiança com os assistidos, ajudando-os a superar desafios pessoais e a desenvolver seu potencial, contribuindo assim para um futuro mais promissor e inclusivo.
Carlos Rogerbeth, educador social, no projeto Arte e Cor, conta como deu início a essa atividade. “Eu iniciei minha vida como educador em 1990, dando aulas em algumas escolas de Fortaleza passando também por outros projetos sociais antes de chegar ao Arte e Cor. Tenho muito boa vontade de dar aulas às crianças. Sempre tive. E não me vejo fora de um projeto. A minha vida é estar no meio dessas crianças, alegrando-as e ensinando a arte da capoeira. Eu acredito que essa pequena roda que a gente faz, justamente para induzir a criança a lutar, a se defender e a ter disciplina, é uma maneira de afastá-las da ociosidade e das drogas, conclui, o educador.
Para Ari Nascimento, o que a motiva a atuar como educadora social no Projeto Arte e Cor é o amor. “ Tenho muito o amor por esse trabalho. Eu gosto de me doar e dar o meu melhor para ajudar o próximo. Sinto esse chamado e estou cumprindo ele aqui na minha comunidade. Além do que essas experiências positivas me ajudam a querer sempre me doar e fazer o meu melhor, contribuindo um pouco na educação dos nossos pequenos, revelou, Ari.
Joice Paixão da Silveira, também educadora social deixa o seguinte testemunho: “ É gratificante crescer junto com a comunidade, com as crianças. E o projeto também atende muito com os educadores, né? Já são mais de 7 anos que trabalho na comunidade e me sinto muito gratificada com o meu trabalho no projeto, “ finalizou.
O projeto Arte e Cor orgulha-se de seu quadro de profissionais e informa que a instituição está de braços abertos para receber pessoas dispostas a ajudar. Os interessados devem mandar currículo para o e-mail: [email protected] e aguardar o retorno da instituição.