Arte e Cor homenageia seus voluntários e convida toda comunidade a fazer parte dessa família

Em 28 de agosto comemorou-se o Dia Nacional do Voluntariado! Momento oportuno para destacar a relevância do trabalho de pessoas que doam seu tempo, energia e talento, de maneira generosa e não remunerada em prol de causas sociais, motivadas por valores de participação e solidariedade.

No Brasil, o voluntariado é importante no enfrentamento da desigualdade social. A recente Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 trouxe resultados positivos, revelando que tanto a quantidade de pessoas envolvidas com o voluntariado aumentou, quanto às horas dedicadas à atividade: 56% da população adulta diz fazer ou já ter praticado alguma ação voluntária na vida; 34% dos entrevistados revelaram-se voluntários ativos no momento da pesquisa.

O projeto Arte e Cor tem o privilégio de ter em sua equipe voluntários alinhados, engajados e comprometidos com os valores da instituição. “Chamo- me Carlos Alberto e tenho já atuado há algum tempo como voluntário, e para mim o voluntariado nos faz enxergar um mundo melhor, um mundo com chances, um mundo onde o amor prevalece, onde não existem diferenças. E também faz nos sentirmos melhor com capacidade de amar o próximo e de retribuir o amor que a gente recebe. E sendo voluntariado a gente adquire habilidades, experiências muito valiosas, conhece novas pessoas que querem crescer, que querem ampliar os seus conhecimentos, e de certa forma tudo isso traz um impacto muito positivo na comunidade, no meio que você vive. Isso nos dá muita satisfação e a certeza de que se está deixando um legado, pois é importante deixar um legado para as futuras gerações e para os meus entes que me conhecem”, finaliza Carlos Alberto, educador social, voluntário e palestrante no projeto Arte e Cor.

“Eu sou morador de periferia, meu nome é Antônio Alanda Veras, cresci em área periférica e vi dentro dos projetos de arte marcial e dentro do esporte, uma oportunidade para os jovens saírem dessas periferias e terem um futuro melhor. Eu, por exemplo, pude ter acesso a cursos, para a minha profissionalizações, nos quais eu encontrei a oportunidade da minha vida e quando eu cresci, vi que isso poderia ser espelho para outros jovens. Eu tenho acredito que quando as pessoas têm oportunidade de fazer um esporte, praticar uma arte marcial, a chance de fazer um curso profissionalizante, eles possam, assim como eu, ter a oportunidade de não se envolver com coisas ilícitas e ter uma vida como cidadão de bem. E é isso. O meu amor é o que me leva para o voluntariado é de também ajudar esses jovens de periferia a ter a oportunidade de não se envolverem com nada ilícito. Uma oportunidade de serem cidadãos e viver uma vida tranquila dentro da normalidade de um cidadão”, declarou Antônio Alanda Veras, educador social e voluntário que dá suporte na área administrativa, no projeto Arte e Cor.

“O voluntariado, além de fazer o bem ao próximo e contribuir para o desenvolvimento de alguém ou de um grupo de pessoas , surpreendentemente faz a diferença para o desenvolvimento pessoal do voluntário, pois te leva à reflexão. E no voluntariado você tem a chance de impactar positivamente na sociedade, sem buscar lucros nisso. É sua chance de expandir seus horizontes e ainda enxergar o mundo com outros olhos, é uma experiência única podermos mudar não só a própria vida como a do próximo”, disse Leide Daiana Pinto de Sousa, assistente social e voluntária na Arte e Cor.

O projeto Arte e Cor orgulha-se de seu quadro de voluntariado e informa que a instituição está de braços abertos para receber pessoas dispostas a ajudar. Os interessados em ser voluntário devem mandar currículo para o e-mail: [email protected] e aguardar o retorno da instituição.