No mês em que se comemora o Dia Mundial da Atividade Física (6/04) é oportuno falar sobre quais são os malefícios do sedentarismo e os benefícios de uma vida fisicamente ativa estimulada nas ações transformadoras do Projeto Arte e Cor.
De acordo com o Ministério da Saúde, a falta de exercícios está relacionada a uma série de problemas de saúde como: mortalidade por diversas doenças crônicas não transmissíveis; desenvolvimento de câncer (cólon, mama, próstata e outros); diabetes mellitus tipo 2; dislipidemia (aumento do colesterol total/LDL e diminuição do colesterol HDL); hipertensão; deficiências imunológicas; síndrome metabólica; distúrbios neurológicos (declínio funcional, depressão, demência); osteoporose (quedas, fraturas); excesso de peso e obesidade; estresse oxidativo (desequilíbrio metabólico que gera danos celulares e acarreta no desenvolvimento de diversas doenças); ocorrência de dores e a Sarcopenia (perda de massa muscular).
Ciente de todos esses problemas de saúde que a falta de atividade física acarreta, o Projeto Arte e Cor às pessoas de todas as faixas etárias, a instituição contempla no portfólio iniciativas que estimulem a prática esportiva e a dança. Vamos conhecer:
– Projeto 60+, em parceria com o Instituto Ser Amado, que tem como objetivo geral melhorar a qualidade de vida do público beneficiado a partir da oferta de assessoria especializada em caminhada, corrida e exercício físicos, de forma gratuita.
– Projeto Vivência da Melhor Idade, mantido com recursos próprios, promove práticas de atividades físicas e a integração social valoriza e estimula a terceira idade, evitando uma série de problemas de saúde física e mental como hipertensão, diabetes, depressão e ansiedade. Acontece na comunidade do Autran Nunes e adjacências. A participação é gratuita e a ação é direcionada ao público acima 60 anos.
– Projeto Ritmos Arte e Cor através da dança ajuda a fortalecer os músculos, trabalha a coordenação motora, protege as articulações e melhora a postura, a flexibilidade e a oxigenação do cérebro, além de trazer consciência corporal para os participantes que são de todas as idades.
– Projeto Mais Crescer acontece diariamente, no contraturno escolar, quando são atendidos crianças e adolescentes com atividades multidisciplinares através da arte e da prática esportiva, todas voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências das inteligências múltiplas com vistas à educação integral do ser humano e o exercício da socialização respeitosa.
Seis em cada dez adultos brasileiros não praticam atividades físicas no tempo livre nos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Projeto Arte Cor com os projetos acima citados contribuiu para minimizar o sedentarismo no Autran Nunes e adjacências.
Se você quer acompanhar as ações transformadoras do Projeto Arte e Cor siga nosso instagram @artecor980